Agora o que desconfio que seja verdade, é que a justiça pública arma ratoeiras que só apanham camundongos, e deixa e tolera que famosas ratazanas vagem impunes, floresçam e brilhem, fazendo farofa pelas ruas da cidade.


Joaquim Manoel de Macedo (A Luneta Mágica)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Brasil em crise



Há muito tempo atrás o Brasil era conhecido como uma terra de fauna e flora belíssimas além de artistas consagrados nas mais diversas áreas, de uma cultura rica e história heróica. Bem, mas isso agora é passado, nós brasileiros vivemos não na crise econômica de grandes proporções, mas sim na crise de talentos e qualidades há muito perdidos.À começar pela música. Tanto no universo musical gospel como pagão há falta de conteúdo nas letras. O bom brega dos anos dourados do Brasil foi enterrado por uma juventude pouco exigente com o que ouve. A falta de qualidade também se faz presente na política, para onde foram a prestação de serviços e o respeito ao eleitor? Agora é roubar dinheiro que deveria ser usado na saúde, educação, enfim em projetos sociais para comprar panetones. As novelas e os filmes também sofrem com essa geração néscia, pena que não há nenhuma qualidade brasileira há ser salientada nos filmes que exportamos. Com isso conseguimos somente afugentar turistas sensatos. Outro caso sério, entre muitos outros com que temos que nos acostumar, é o plano de moradia do governo para a população carente. Plano esse que nunca é completado, fica sempre na metade, e quando a população resolve fazer protestos decentes, eles, os políticos, dizem que irão tomar providências, estas que nunca são tomadas. Caos também marca presença no judiciário. Nos jornais o que não falta são manchetes mostrando juízes do alto escalão liberando abeas corpus para banqueiros bandidos, e outros privilegiando psicopatas com a progressão de pena, privilégio esse criticado até pelo ministro da justiça. Não basta criminosos estrangeiros buscarem proteção nessas leis "xexeletas" de nossa pátria como também o Brasil virar depósito de lixo europeu. Da saúde nem se comenta! Das poucas qualidades que se conhece entre brasileiros, talvez a única, é o futebol. Dele devemos nos orgulhar. Todos os anos são exportados para a Europa e Ásia bons atletas filhos desta terra. Espertos são europeus que usam e abusam dos poucos talentos que nos restam. A única certeza que temos é a esperança de um dia acordarmos decididos em começar a mudar a nossa situação atual, renegando o lixo jogado pelo relativismo em nossas casas e cumprindo nossa obrigação de limpar nosso país dos estrangeirismos e deixá-lo mais nacional.

5 comentários:

  1. Marília, adorei o texto, os argumentos a linguagem. Muito bom mesmo. Virei mais vezes aqui, vê o que você pensa.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Olá Marília. Concordo com você. Ainda outro dia, eu estava passando de ônibus por um lugar periférico - no sentido de marginalizado, em "situação de risco", como dizem os sociólogos - aqui de Belém (na verdade, passo por vários todos os dias, indo e voltando da Universidade)e ouvi a seguinte "música" : "Ela tá beba, doida [repita isso 3x] Tá beba! Tá doida!" Pronto ¬¬ Repita isso um MONTE de vezes, coloque uma buchudinha [bebida que tem aqui. Pinga pura!] na mesa e você tem um povo satisfeito ¬¬ Em Belém, temos a Praça da Republica, onde ocorrem eventos culturais toda semana, gratuitamente. Temos o Teatro da Paz, onde há espetáculos de balé, orquestra, peças, entre outros também gratuitamente, temos o Conservatório Carlos Gomes, que é uma escola de música, o Centur, que é uma biblioteca pública, ... enfim! Uma meca de opções culturais acessíveis. No entanto, esta parte da cidade não é divulgada. Fica o espaço nas ruas e outdoors para as festas de aparelhagem com Rubi - A nave do som. Falar da programação da televisao brasileira então! Apenas inutilidades e o pouco da programação que poderia ser interessante, como os jornais, é manipulado pelas respectivas emissoras, segundo interesses políticos e comerciais. E a população continua sem acesso à cultura digamos... erudita. À maioria, resta uma cultura de massa sem qualquer valor que edifique a vida de alguém; à maioria, resta o "Tá beba! Tá doida!".

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou de Belém e infelizmente devo concordar com a Rafa... E devo concordar com você também: nossas leis privilegiam os foras da lei...
    Já dizia a letra de uma música do Legião Urbana (da décaca de 70, veja só...): "Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é este?".
    E a música postada pela Rafa ("Tá beba! Tá doida") é a ponta do iceberg perto do que ouvimos. Nem ouso postá-las aqui, em respeito à dona do blog, tamanha é a vulgaridade...

    ResponderExcluir